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quinta-feira, 7 de abril de 2011

10. I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR









O I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência ocorreu na tarde do dia 06 de abril de 2011, na Câmara Municipal de Vereadores de São Sepé, reunindo os seguintes representantes das comunidades escolares: professores, pais, especialistas e alunos com deficiência matriculados nas escolas públicas do Município.

A Secretária de Educação, professora Paula Machado, realizou a abertura do evento, salientando que a Rede Municipal de Ensino está aderindo a Política Nacional de Inclusão realizando ações de adaptações arquitetônicas, nomeações de Educadores Especiais, disponibilidade de uma intérprete em LIBRAS para atuar junto às alunas surdas da E.M.E.F. Profª Mª José Valmarath, implantação das salas de recursos multifuncionais, formação continuada de professores, entre outras. A abertura do Evento foi marcada pela palestra: “EDUCAÇÃO ESPECIAL”- ASPECTOS EVOLUTIVOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS”, ministrada pela professora Fernanda Camargo Machado (UFSM).

Dando sequência à programação do Evento foi apresentado um breve relato, através de gráficos demonstrativos dos registros do Censo Escolar, referentes às matrículas dos alunos com deficiência na Rede Municipal de Ensino.

Logo após, o público foi dividido nos quatro grupos: pais, alunos com deficiência, professores e especialistas para discussão das questões enviadas pela Federação das APAEs, no sentido de avaliar a inclusão escolar.

Finalizando as atividades, foram apontadas as conquistas e dificuldades relacionadas aos seguintes eixos: estrutura das escolas, socialização dos alunos, a qualidade no quesito aprendizagem, bem como os aspectos relacionados à satisfação ou não dos atendimentos oferecidos pelas escolas. Esta exposição final dos resultados das discussões foi colocada pelos relatores de cada um dos grupos.

O Evento contou com um público que lotou o plenário da Câmara de Vereadores, sendo o mesmo, de significativa importância para a implementação das Políticas Públicas que favoreçam a melhoria na qualidade da educação prestada a este público de alunos.

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