Seguidores

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

72. VII CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA




A educação é o instrumento capaz de romper barreiras e mudar paradigmas, atingindo a diversidade humana. Nesta perspectiva, aconteceu o VII Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva, promovido pela SMEd de Santa Maria, nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro no Centro de Eventos do Hotel Morotin. O Evento, coordenado pelo professor Arlei Peripolli foi saudado pelos mais competentes profissionais da educação e estudiosos do tema de inclusão escolar. Estiveram presentes representantes do Município de São Sepé: Professora Paula Machado, Secretária de Educação, Viviani Marques, coordenadora da Educação Infantil, as educadoras especiais: Elsa Gass, Maristela Berger, Renata Pacheco, Natália Giacomini, Simaia Zancan e as diretoras de escolas, Agnes Kelling e Simone Rosso.

O tema central: INCLUSÃO foi abordado com ênfase nas barreiras por que passaram as pessoas com deficiência ao longo da história, sendo a escola o lugar que tem a força de mudar paradigmas, acabando com a segregação por que viveram ao longo de sua história de educação. Contudo, houve avanços com a legislação, porém o que se percebe que não basta a garantia da legislação é preciso que o processo educativo avance no sentido de promover a adequação e a mudança na escola.

Os educadores são os agentes transformadores da realidade da educação na perspectiva inclusiva, cabe a este promover a mudança que se processa internamente pela abertura à diferença e, acima de tudo, em acreditar que todos são capazes de aprender. A escola é a porta de entrada para uma sociedade que, por mais que seja abordado o tema da inclusão, ainda precisa transformar-se para possibilitar a estas pessoas a vivência na igualdade.

A Palestra proferida pelo Professor Cláudio Bactista da UFRGS, abordando o tema : Políticas de Inclusão Escolar: contextos, espaços e personagens, aborda que o olhar constrói o efeito, desta forma o modo como olhamos o sujeito é o fator condicionante para sua constituição como pessoa. Olhares e palavras produzem o aluno e o rumo a ser seguido pela educação está diretamente ligado à forma com que olhamos para o desenvolvimento da humanidade.

A educação como forma de transformação precisa buscar os mecanismos para incluir a todos, nas suas especificidades, não atendendo somente a diversidade, mas a multiplicidade, termo ainda mais amplo e que muito ainda precisa ser vivenciado para que seja internalizado em ações e propostas de educação. Finalizando a reflexão, fica a seguinte mensagem, levada à reflexão pelo Professor Silvio Carlos dos Santos-UFSM:

“ O importante não é o que

fizeram de nós, mas o que

nós próprios faremos com

aquilo que fizeram de nós”. SATRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário