Seguidores

sexta-feira, 22 de julho de 2011

38. VIII Seminário Internacional de Educação







































O VIII Seminário Internacional de Educação que teve como tema principal “Educar para transformar as relações entre o homem e o planeta” foi um momento de reflexão, de aprendizagem sobre a importância da conservação dos recursos naturais indispensáveis para o futuro da vida na terra.



Transformar é a palavra chave e a ela está relacionada a função do educador como formador e transformador, tanto das relações entre o homem e o planeta, quanto das relações entre o homem e o próprio homem.



Precisamos educar para o meio ambiente, educar para a vida, num momento em que a escola enfrenta os desafios da atualidade e o Seminário abordou o cuidado que precisamos ter com a nossa vida e com a vida das pessoas no planeta.



O tema de inclusão foi abordado como uma forma de mudança de paradigmas para nós, educadores, pois necessitamos nos despir de alguns (pre)conceitos. Fomos provocados a pensar, a refletir sobre questões referentes à inclusão dos alunos com deficiência em sua faixa etária, eliminando o critério da multirrepetência, despertando para o olhar da avaliação de suas competências, pois se avalia o sujeito e não sua deficiência. Vale destacar a importância de valorizar o conhecimento do aluno, pois todos os seres humanos são capazes de aprender.



A escola precisa mudar para acompanhar o ritmo dos alunos e a grande mudança começa pelo professor que é a figura fundamental nesse processo de educar e aprender, ressaltando a importância do papel do educador com seu olhar para as diferenças, este capaz de transformar as mentes humanas, no sentido de incluir através de nossas ações e palavras àqueles que estão à margem de uma sociedade individualista e competitiva e que com este novo pensar possamos levantar a bandeira da inclusão nas nossas escolas e na sociedade, incluindo a todos na sua individualidade.



A conferência “A escola frente aos desafios da atualidade: droga, alcoolismo e violência” provocou no público presente questionamentos, colocando como ponto principal a família como responsável pelo resgate dos valores e limites que foram perdidos ao longo dos tempos e que são fundamentais para a formação cidadã. Os debatedores, representantes de várias esferas relacionados ao tema, mostraram, através de suas experiências profissionais, que precisamos unir forças e trabalharmos em rede, a fim de solucionarmos os problemas atuais. Este debate foi ilustrado pelo belíssimo teatro dos alunos da E.M.E.F. Padre Théo: “Crack, o Problema é Nosso” , destacando, também, a qualidade de apresentação dos debatedores.



O encerramento do Seminário foi brindado pelo excelente trabalho do professor Sílvio Carlos dos Santos, da UFSM, que motivou o público com um decálogo, relacionando a Pós-modernidade com a Mitologia Grega, em uma palestra-show.



A Secretaria Municipal de Educação parabeniza a iniciativa do MOBREC e acredita em parcerias para a melhoria da qualidade da educação no Município de São Sepé.



O Seminário serviu para fortalecer os profissionais da educação, pois além da missão de educar para as aprendizagens da escola formal, temos a tarefa de educar para transformar a realidade e contribuir para a formação dos cidadãos do futuro.






Paula Vicentina Ferreira Machado



Secretária Municipal de Educação

























































































São Sepé-RS

Um comentário:

  1. AGRADECEMOS A CONFIANÇA E A OPORTUNIDADE DE PODERMOS MOSTRAR NOSSO TRABALHO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS. EMEF. PADRE THÉO

    ResponderExcluir