Seguidores

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

02. PRÓ-LETRAMENTO













A abertura do programa aconteceu no dia 22 de fevereiro, às 19 horas no Centro Cultural Diolofau Brum. A Secretária de Educação, professora Paula Machado, deu as boas-vindas a todos os participantes, enfatizando a importância dos programas de formação continuada e a professora Simone Zuliane Brum – tutora de Linguagem e Alfabetização – explicou a todos os presentes o funcionamento do Programa:
O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática. O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.
Os objetivos do Pró-Letramento são:
Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática;
Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;
Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;
Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.

Na Rede Municipal a tutora de Linguagem e Alfabetização é a professora Simone Zuliane Brum que recebeu a formação pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria e o tutor de Matemática será o professor Loivo Batista Rodrigues que receberá a formação pela UNISINOS. Os cursos de formação continuada oferecidos pelo programa têm duração de 120 horas com encontros presenciais e atividades individuais com duração de 8 meses. A primeira turma de professores iniciará a formação em Linguagem e Alfabetização na próxima quarta-feira, às 18 horas, na E.M.E.F. Profª Mª José Valmarath.


Nenhum comentário:

Postar um comentário